top of page
  • Foto do escritorBruna Rabboni

ASSESSORIA DE CASAMENTO, CONTRATAR OU NÃO?

Atualizado: 5 de jul. de 2019

Muitos casais ficam em dúvida sobre a necessidade de contratar ou não esse serviço e grande parte fica confusa sobre os tipos de assessoria que o mercado oferece.


Nesse post vou tentar explicar um pouco sobre o assunto, não apenas para vocês entenderem o que exatamente uma assessoria de casamento faz, quais serviços normalmente oferecem, mas sentirem segurança na hora de escolher uma.

(Foto: Edu Federeci)


O casamento é um dos momentos mais importantes da vida de um casal, pois envolve a realização de um sonho. É momento muito intenso e, ao mesmo tempo, delicado, que deverá ser lembrado com carinho pelo resto da vida do casal. Por isso o trabalho de uma boa assessoria carrega grandes responsabilidades.

Atender as expectativas do casal não é uma tarefa fácil. Conquistar a confiança e fazer com que entendam o valor agregado do serviço é mais difícil ainda, mas não impossível.

Fazer parte do mundo dos casamentos e conhecer bem o mercado é fundamental para o sucesso de uma boa assessoria. O objetivo principal é informar, orientar e tranquilizar os noivos na fase do pré-casamento. Em paralelo, planejar todas as etapas, organizar agendas, apresentar os fornecedores certos. Muito importante dizer que uma boa assessoria sempre ORIENTA e nunca DITA REGRAS! Afinal, cada casal tem seu sonho e nenhum casamento é igual ao outro.


No dia, além de coordenar tudo e todos os envolvidos, também é função de uma assessoria garantir que o foco do casal não seja nada além do amor e aproveitar ao máximo a festa, proporcionando assim conforto a todos os noivos e convidados.

Mas vamos lá... seguem alguns tipos de assessoria de casamento que vocês podem encontrar por aí:


  • Assessoria completa – nesta modalidade, os noivos são acompanhados e auxiliados de forma ativa durante TODAS as etapas e detalhes do casamento. Estimativa de custos baseado nos valores praticados pelo mercado em geral, escolha da local, decoração, buffet, som e iluminação, doces, bolo, banda, papel de bem casado, convite, acompanhamento de todos os custos já contratados e, por fim, coordenação da cerimônia e da festa. Ou seja, TUDO!

  • Assessoria do Dia – nesta opção o casal terá todo suporte e staff necessários para garantir que a cerimônia e a festa ocorram da melhor forma e sem dores de cabeça. No entanto, precisa tomar um pouco de cuidado com essa modalidade pois, normalmente, quem pesquisa e contrata os fornecedores são os próprios noivos e os assessores não tem como garantir a segurança e a qualidade do serviço contratado;

  • Assessoria especial – ao escolher este tipo, os noivos terão uma consultoria para escolha e contratação dos fornecedores, garantindo que todos os itens importantes dos contratos foram discutidos. Nesse tipo de assessoria, no entanto, não estão incluídas planilhas de custos, agendamentos, reuniões presenciais e cronogramas. É o tipo indicado para os noivos que que estão com tempo e gostam de planejar sozinhos. As atividades da Assessoria do Dia estão também incluídas nessa modalidade, para garantir que tudo saia exatamente como sonharam.


(Foto: Cacá Rodrigues)


Para te ajudar na decisão, segue uma listinha com as razões pelas quais você deve considerar seriamente contratar uma assessoria de casamento.

  • Um casamento pode ter até 70 itens e fornecedores diferentes. Você está preparada para lidar com todos eles ao mesmo tempo?

  • Palpites e estresse. Todo mundo (amigos e familiares) vai dar palpite e querer decidir ou “ajudar”. Acredite, em determinado momento isso irá gerar muito nervosismo no casal. A assessoria de casamento se torna um “escudo” para os noivos e reduz o volume de palpites e ajudas de fora;

  • Tempo. Esse é um dos principais motivos pelos quais os noivos devem optar pela assessoria de casamento. Acredite, não é nada fácil conciliar o trabalho, noivado, compromissos sociais e a organização do casamento;

  • Planejamento e investimento. As assessorias de casamento sabem exatamente a hora certa de se preocupar com cada um dos itens do casamento. Além disso, todas contam com contatos e parcerias dos melhores fornecedores, independente do valor disponibilizado para o evento;

  • Apoio emocional e parceria. Todo o processo do casamento é extremamente exaustivo do ponto de vista emocional. Tem a fase da ansiedade, da tensão, da dúvida, do medo, do pânico e do alívio. Para cada um desses momentos, os noivos poderão contar com o apoio emocional fundamental que trará tranquilidade para curtir não só a festa mas também todo o planejamento!

Ufaa!! =)

Enfim... existem diversos tipos de assessorias com diferentes serviços e valores. Logo, não deixem de contratar uma que esta dentro do que estão imaginando em investir. Ela irá ajudá-los com informações novas e dicas valiosas. Afinal um casamento não é uma festa qualquer.

E ai... Assessoria de casamento é mesmo necessária?

Na minha opinião SIM, com certeza!

199 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Preto Ícone Pinterest
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
bottom of page